

………….Laboratório de Cartografias Insurgentes, RJ, 2011 ………….Submidialogia, Lençóis, 2007
Bem-vindx! Mt.info narra uma trajetória coletiva e colaborativa de trabalhos construídos por ativistas de software livre, artistas, produtores de mídia independente e cidadãs comuns, ao longo das décadas passadas (mais de 20 anos), em processos emergentes de encontros e escritas, horizontes radicais e multidisciplinares que foram possibilitados pela chegada da Internet no Brasil no começo dos anos 2000, desvinculada das grandes corporações, pelo contrário, em sintonia com as redes autônomas de resistência anticapitalistas globais, quando se realizaram diversos festivais, oficinas, trabalhos de arte e redes afetivas, sempre buscando a justiça social.
Este site traz iniciativas iniciadas no Laboratório de Mídia Tática (Mídia Tática Brasil parte do festival internacional The Next Five Minutes) em 2003 na Casa das Rosas em São Paulo, e conflui com iniciativas independentes de diferentes estados como Rio de janeiro, Belém, Rio grande do Norte, Lençóis, Olinda, Mirinzal e Paranaguá, terminando no Laboratório de Cartografias Insurgentes em 2011 na ocupa IP:// no Morro da Conceição, centro do Rio de Janeiro.
Sem redes sociais proprietárias, usando ferramentas livres, desenvolvidas em apropriação tecnológica coletiva (Centro de Mídia Independente/Metareciclagem/ Estúdio Livre/ Saravá entre muitos outros projetos de Servidores e Redes Livres), experimentando metodologias oriundas do feminismo, das rádios livres, da luta contra as remoções, apropriações tecnológicas subalternas, ferramentas, software e hardwares livres e reciclados, essas redes de colaboração criaram e teceram encontros com conceitos como Digitofagia, Movimento dos Sem-Satélite, Metareciclagem, Submidialogia e Tecnoxamanismo fazendo destas primeiras décadas do ano 2000 uma verdadeira era da contracultura digital, influenciando inclusive políticas públicas nacionais e internacionais que se somaram aos esforços autônomos na década seguinte, não sem atritos.
Em sua maior parte independentes ou que funcionaram com pequenos recursos auto-gestionados ou de forma voluntária, frente a iminência de seu desaparecimento material, gerou-se a necessidade deste resgate.
Consideramos o desarquivo Midiatatica.net uma zona autônoma temporária, um tempo-espaco de inúmeros experimentos, ações públicas, teoria, práticas e metodologias tecno-sociais imersivas que são mais do que nunca ainda necessários para essa nova era de oligopólios digitais aonde literalmente as corporações de tecnologia governam os humanos e comem a terra (vide US). Ainda buscamos re-organizar a resistẽncia! Seja através da reconstituição de memória dessas redes assim como novas con-jurações 🙂
Uma parte desse trabalho, as publicações, foram resgatadas em midiatatica.desarquivo.org através de uma exposição de arte no ano de 2018 chamada Arquivos Táticos, realizada por Giseli Vasconcelos, Cris Ribas e Tati Wells. Queremos agora desarquivar outros materiais multimídia desta rede – fitas em formatos obsoletos, panfletos em arquivos pessoais, vídeos brutos, etc. Se você tem algum material desta rede por favor entre em contato.